Quatro coisas para fazer após uma demissão inesperada

A MANEIRA COMO VOCÊ SE COMPORTA DEPOIS DO ANÚNCIO É FUNDAMENTAL PARA IMPULSIONAR OS PRÓXIMOS PASSOS

A demissão pode chegar de repente, sem que o funcionário esteja preparado piscologicamente para isso. A falta de reação, de clareza e, pior ainda, os ataques de fúria, podem acabar com o profissionalismo ou impedir que você tenha forças para dar os próximos passos. Por isso, o site Inc.com listou quatro atitudes que vão te ajudar a colher os melhores limões para a limonada. Veja a seguir:

1. Reúna os fatos e negocie
Não é errado querer saber por que você está sendo demitido, por isso, questione. Mesmo se não sentir abertura, encontre uma maneira de manifestar sua vontade de crescer, de aprender com a experiência e conhecer os motivos que levaram à decisão. Também é muito importante se informar sobre indenizações e benefícios para o caso de quebra de contrato. Se lhe for oferecido qualquer acordo, leia com calma e, se precisar, consulte um advogado antes de assinar. Tentar negociar uma saída amistosa também é válido e muitas empresas estão abertas a isso. Se você gosta muito do emprego, nunca é demais pedir por uma segunda chance.

2. Nunca feche as portas
Ser demitido pode acabar com a autoestima de qualquer um e fazer com que mesmo a pessoa mais calma e centrada tenha atitudes irracionais. Mas não se esqueça que manter uma postura nessa hora tão difícil é fundamental para não mudar, em segundos, a imagem que você construiu ao longo do tempo dentro da empresa. Os funcionários que permaneceram podem ajudar com referências e indicações de outras vagas no futuro.

3. Respire fundo e siga em frente
Quando a ficha cair, vai parecer a pior coisa do mundo, mas não é. Uma demissão está mais para o encerramento de um capítulo e pode ser encarada como a chance de um novo começo ou motivar a busca por um emprego que te faça mais feliz, que dê valor às suas contribuições. Se você tiver condições financeiras, aproveite para tirar uma semana só para você. Encontre maneiras de relaxar, afinal, você acaba de passar por um grande trauma. Lembre-se de que você não está sozinho e nem foi a primeira pessoa do mundo a passar por uma situação como essa. Respire fundo e prepare o corpo e a mente para um recomeço.

4. Comece a procurar trabalho e pense no seu futuro
Mais do que um clichê, é uma verdade: quando uma porta se fecha, outras tantas se abrem. Comece sua busca atualizando a conta do LinkedIn, afinal, bastam poucos segundos de visualização no seu perfil para que alguém forme uma opinião sobre você. Se não tiver conta, faça uma imediatamente. Hoje, muitas empresas e headhunters vasculham a rede social em busca de possíveis candidatos à vagas. Faça um resumo de suas habilidades e talentos e inclua essas informações no perfil, no currículo ou nas cartas de apresentação. Acione seus contatos, entre amigos e conhecidos, mas não  fique apenas nas redes sociais. Saia  da cadeira, marque entrevistas, almoços, cafés e tente manter a procura mais profissional possível.

Fonte:http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Carreira/noticia/2015/03/quatro-coisas-para-fazer-apos-uma-demissao-inesperada.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s