Planejamento é essencial para alavancar carreiras

Especialista orienta que o sucesso profissional pode ser alcançado a partir de algumas etapas que incluem o autoconhecimento e definição de metas

Um jovem recém-formado, uma pessoa insatisfeita com seu emprego ou um profissional que se aposentou e deseja novos desafios. Esses são exemplos que mostram que chegou a hora de planejar os próximos passos da carreira, seja para se inserir no mercado, trocar de área ou buscar uma nova experiência. Para tanto, segundo a coach Chana Vasco, há algumas etapas fundamentais e necessárias para se alcançar o sucesso na vida profissional.

“Pensar antes de agir é muito importante neste processo. Deve-se ter em mente tudo aquilo que diz respeito à situação atual da pessoa e onde ela quer chegar. E mais que isso, ela deve entrar em ação. Algumas pessoas aguardam por uma situação ideal, uma oportunidade, o que pode nunca aparecer. Os profissionais bem-sucedidos são aqueles que, além de se prepararem, criam as próprias oportunidades”, diz Vasco.

Chana explica que o primeiro passo é a pessoa ter clareza de onde ela está, ou seja, saber quais são as habilidades e competências individuais, o network e demais recursos disponíveis que, no momento, podem ajudá-la a alavancar a carreira. Isso inclui, entre outras características, idiomas, capacidade de comunicação e liderança. O autoconhecimento permite identificar as qualidades já conquistadas e aquelas que podem ser melhoradas.

Em seguida, o indivíduo deve estabelecer metas: uma promoção, um novo emprego, o próprio negócio, quanto quer ganhar. Esta etapa, segundo Chana, é um ponto básico para a guinada profissional porque é ela que irá orientar as demais ações da pessoa. “Aqui, quanto mais informações se souber sobre a meta de carreira, mais fácil será conquistar o objetivo. Se a intenção é mudar de empresa, conhecer detalhes de onde se deseja trabalhar, o mercado onde a organização está inserida e até como os profissionais de lá se comportam torna a preparação mais fácil”, argumenta.

A coach salienta que, a partir de então, pode-se criar estratégias de sucesso. No terceiro passo, a pessoa irá organizar suas ideias e definir o que é necessário para conquistar a vida profissional dos sonhos. Ela pode enviar currículos direcionados, pedir indicações, ativar o network, investir em marketing pessoal ou uma combinação de tudo isso. É aconselhável colocar essas estratégias no papel, pois a pessoa consegue visualizar tudo que deve fazer. Neste ponto, ela está pronta para a quarta etapa, que é aplicar seu plano de ação.

“O fator emocional também faz a diferença”, reforça Chana Vasco, chamando atenção para a crença no potencial, que pode determinar o desempenho pessoal. “Há pesquisas que comprovam que nosso cérebro que se condiciona de acordo com pensamentos positivos ou negativos. Se o profissional se dispõe a faze algo pensando que irá dar errado, ele fica desanimado e compromete sua performance. É preciso ter uma postura de vencedor. Isso não vai determinar que o resultado seja efetivo, mas é 50% do caminho para o sucesso e 100% do que cada um pode fazer por si mesmo”, afirma a coach.

Fonte: administradores.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s