Mais um desafio para os CIOs: como atrair e reter talentos?

A dificuldade para encontrar no mercado profissionais especializados e formar equipes competentes foi batizada no Brasil de “apagão de mão de obra” e vem tirando o sono de muitos CIOs. Mas o fenômeno não é nacional. Nos Estados Unidos, a situação é semelhante, e de acordo com o Network World, os mais jovens tendem a mudar de emprego a cada ano ou dois.

Mas por que os profissionais de TI estão largando seus empregos enquanto outros trabalhadores lutam com todas as forças para manterem seus empregos? A resposta é simples: há muita oferta de trabalho. Nos Estados Unidos, a taxa de desemprego na área de TI é de apenas 4,1%, e 65% dos responsáveis por contratações planejam ampliar as equipes de TI em 2012, sendo que para 27% deles este aumento deve ser de pelo menos 20%.

Com tantas oportunidades, muitos profissionais de TI, principalmente os mais jovens, mudam de empresa frequentemente em busca de benefícios e planos de carreira mais atrativos. Outro problema é a mudança de perfil da força de trabalho. Os profissionais mais antigos, que acompanharam o desenvolvimento da TI, estão agora se aposentando. A perda de profissionais experientes aliado à rotatividade dos mais jovens pode fazer com que durante certos períodos uma equipe não disponha da experiência e habilidades necessárias para um projeto.

Muitos CIOs buscam saídas para reverter este cenário, encorajando os mais experientes a treinar os mais novos para que o conhecimento permaneça na empresa, e, ainda, oferecendo aos jovens horários mais flexíveis, com a possibilidade do trabalho remoto.

Espera-se que uma estratégia de trabalho flexível contribua para reter na empresa os jovens talentos. Planos de carreira bem estruturados e atividades desafiadoras também podem manter a equipe motivada e reduzir a rotatividade.

Autor: Desconhecido

Anúncios

4 comentários sobre “Mais um desafio para os CIOs: como atrair e reter talentos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s