A difícil tarefa de conciliar vida pessoal e profissional

Trabalhos além do expediente, acúmulo de horas de trabalho para atender prazos curtos… Profissionais começam a se sentir cada vez mais pressionados à medida que as empresas passam a usar a tecnologia para ajudá-las a fazer mais com menos recursos. Hoje, em todos os níveis, profissionais começam a dar voz ao desejo de ter algum tempo livre para sua vida pessoal. Mas com a atual realidade no mercado de trabalho, encontrar equilíbrio entre vida e trabalho pode ser uma tarefa difícil.

Confira 10 estratégias para alcançá-lo:

1. Estabeleça e faça cumprir prioridades
É importante estabelecer prioridades claras e, em seguida, trabalhar por elas. Se o seu objetivo é, por exemplo, dar mais atenção aos relacionamentos pessoais, você vai precisar obter tempo para essas prioridades limitando sua jornada de trabalho – mesmo que isso signifique dizer ‘não’ aos projetos extras ou a uma promoção.

2. Comunique-se
Depois de estabelecer suas prioridades, você deve deixar seus colegas de trabalho saberem sobre elas. Isso é crucial para deixar claro o que você deseja e o que você pode fazer – ou o que você não pode. Além disso, se, por exemplo, você negociou a possibilidade de deixar de trabalhar à noite por certo tempo, mas seu superior ainda mantém você até tarde na companhia, trate o problema de forma neutra (“esta é a sétima vez em dois meses em que trabalho até tarde nas noites de sexta-feira”) e relembre-o de seu propósito inicial (“nós concordamos com um determinado limite em horário”).

3. Construa um plano de negócios para tornar sua vida melhor
Profissionais mais experientes sempre anseiam por uma jornada de trabalho mais flexível como parte de pacotes de compensação quando recebem propostas de novos trabalhos. Pessoas com habilidades especiais têm mais sucesso em obter esse tipo de tratamento, mas isso não impede negociações à parte para férias adicionais, limitação de horas extras e jornadas flexíveis. Você precisa demonstrar, baseado no seu desempenho anterior, que conseguirá entregar os mesmos resultados em um número menor de horas.

4. Tire vantagem das políticas e programas de sua corporação
Benefícios para uma vida pessoal melhor não ajudam se você não puder usufruir deles. Estude os programas que sua empresa oferece e escolha aqueles que podem realmente beneficiá-lo.

5. Procure um mentor
Olhe para as pessoas que você considera que tenham um bom equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e pergunte a elas como conseguiram. Assim, você passará a ter um gerenciamento disciplinado do tempo como exemplo. Esse tipo de foco e disciplina pode te ajudar a aprender como honrar suas próprias prioridades pessoais, em vez de simplesmente cumprir tarefas profissionais mecanicamente.

6. Trabalhe de forma mais eficiente
Profissionais mais experientes sabem quando eles precisam correr de volta para o escritório e quando podem apenas ligar e resolver o problema remotamente. Uma forma de trabalhar com mais eficiência é dividir tarefas com um grupo. Isso significa menos tempo lidando com certos problemas e mais tempo para si.

7. Compartilhe seus conhecimentos
É sempre uma satisfação ser um expert em alguma coisa, mas é perigoso ser o único a conhecê-la. Nos casos em que você é de fato um expert, deve formar uma equipe e treiná-los, mesmo se isso exigir que você tome a iniciativa. Você precisa compartilhar esse conhecimento porque se você tiver uma estrutura muito apoiada só em você, terá de estar sempre disponível.

8. Use seus dispositivos eletrônicos
Você pode usar esses aparelhos para continuar trabalhando onde quer que esteja a qualquer momento. Além disso, dispositivos móveis podem se conectar à rede corporativa, o que permite aos empregados não só receber mensagens sobre potenciais problemas na companhia, como também resolvê-los onde quer que estejam.

9. Use seus dispositivos eletrônicos de forma inteligente
Dispositivos como tablets e smartphones podem acorrentar você ao trabalho mais do que o libertar. Mas não funciona dessa forma se você estabelecer uma brecha em quanta atenção você dá a esse tipo de dispositivo. Você pode resolver essa situação ao decidir parar de checar e-mails em determinados horários, comunicados previamente seus funcionários e superiores. Ao invés disso, faça com que colegas consigam achá-lo via telefone para transmitir problemas que realmente precisem de uma solução imediata.

10. Mantenha perspectivas
Antes de entrar em pânico ou jogar a toalha sobre os problemas, respire fundo. Você sempre vai lidar com eles, é a vida. Em vez de focar em quão difícil é determinado momento – ou pior que isso, como é ter de tomar decisões difíceis com base em problemas de curto prazo – você deve ter uma perspectiva de longo prazo e considerar de que forma você está trabalhando para atingir suas metas profissionais e pessoais.

Fonte: CIO Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s