Saiba como lidar com prazos, metas e cobranças no trabalho

Busca por resultados e pelo cumprimento de prazos pode levar ao desequilíbrio emocional e prejudicar a produtividade

As empresas estão com estrutura cada vez mais enxuta e econômica com o objetivo de se tornarem mais competitivas. Para o trabalhador, isso significa muitas vezes trabalho redobrado e maior pressão com relação a metas e prazos (veja dicas abaixo).

E há metas para tudo: produtividade, resultados, qualidade e satisfação de clientes. “O profissional é obrigado a trabalhar com um kit de indicadores que medem seu desempenho. Ele é continuamente avaliado, e isso o coloca sob grande pressão”, diz Fernando Montero da Costa, diretor de operações da consultoria de RH Human Brasil.

Neste cenário, quem não estava acostumado com esta carga se vê obrigado a se adaptar à situação. E quem já estava encara uma carga ainda maior.

Saber lidar com a pressão é, portanto, essencial, e passa pela capacidade de administrar o tempo, planejar o trabalho, e até pela inteligência emocional. “É a chamada resiliência, capacidade de resistir à pressão de tempo e frustrações decorrentes dela”, afirma Costa.

Essa característica é adquirida só com experiência. “Quanto mais o trabalhador domina a técnica de seu trabalho, ele adquire maior habilidade em trabalhar sob pressão”, diz Costa. Mas isso não é regra, e pode haver apenas um descontrole momentâneo, decorrente da falta de disciplina e planejamento do trabalhador.

Algumas dicas podem ajudar o profissional que se vê perdido com uma carga extra de trabalho e prazos. Costa recomenda ter sempre prioridades, que permitem concentrar energias. “Isso significa fazer primeiro o mais importante para que isso não se torne urgente, o que suaviza o dia a dia, pois é possível balancear os picos de trabalho e, principalmente, prevenir imprevistos”, explica.

É necessário também driblar os ‘ladrões do tempo’: mensagens nas redes sociais, e-mails, conversas ao telefone e reuniões. “Reunir a equipe pode ser necessário, mas a reunião deve ser objetiva”, cita Costa.

DICAS

– Estabeleça prioridades, e concentre energias nelas

– Evite atividades que possam significar perda de tempo, como ler mensagens nas redes sociais

– Tenha tempo para o lazer para compensar a pressão enfrentada no ambiente de trabalho

– Organize-se e planeje atividades para contornar imprevistos

Consequências

O descontrole em situações de pressão causa doenças, como úlcera e gastrite, problemas somáticos que surgem não só devido à pressão, mas também por causa da frustração de não entregar o resultado esperado. Por isso, é importante identificar os motivos da pressão.

“Além da cobrança da empresa, a pessoa também pode estar acumulando tarefas ou passando por problemas pessoais. Quando conhece o motivo, consegue trabalhar de forma mais racional. Senão, fica emotivo, pode confundir as coisas e não conseguir se reorganizar. E o principal problema desse acúmulo de pressão é o desequilíbrio emocional”, diz Matilde Berna, diretora de transição de carreira da Right Management.

Ter tempo para o lazer ajuda a controlar o fator psicológico da pressão, recomenda Costa. “Além de relaxar no final de semana, quando tiver um pico de trabalho o profissional pode negociar uma folga ou, por exemplo, sair mais cedo nos dias posteriores. Tirar férias é importante: ajuda a desligar a panela de pressão e recarregar energias”.

As atividades de lazer devem ser feitas principalmente com pessoas que não estejam relacionadas ao ambiente de trabalho, aconselha Matilde. “Em situações de descontrole, deve-se ainda evitar pessoas ‘negativas’”.

No caso de gestores, o acúmulo de pressão pode ser amenizado delegando mais funções à membros da equipe. A pressão pode ser positiva caso mantenha o profissional motivado a superar desafios, mas exige um estado emocional equilibrado. “Se ele está abalado com a pressão, deve buscar o que lhe dá prazer. Senão, não vai conseguir relaxar nem trabalhar”, diz Matilde.

Autora: Marília Almeida, do Jornal da Tarde

Anúncios

Um comentário sobre “Saiba como lidar com prazos, metas e cobranças no trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s