Trabalho em equipe: o segredo das áreas de alta performance

A CIO da empresa de bebidas Tata Beverage investiu 18 meses na construção de uma postura de time entre seus profissionais, o que mudou a imagem da TI na organização

Qualquer CIO sabe hoje que precisa buscar o máximo de eficiência das pessoas de sua equipe e, principalmente, deve comprometer as pessoas a obter resultados alinhados às estratégias de negócio. Mas, na maior parte dos casos, os executivos falham nesse trabalho por uma dificuldade de estimular a atuação conjunta das pessoas.

Um dos segredos das áreas de TI de alta performance está exatamente na capacidade de trabalho trabalho em equipe, defendem os especialistas. Ou seja, não basta só que os profissionais entendam os resultados esperados deles, mas também precisam estar comprometidos com o resto do seu time para que todos atinjam seus objetivos.

A CIO da empresa inglesa de bebidas Tata Beverage Group, Julia Warrack, afirma que um dos primeiros pontos que precisam ser modificados para construir equipes de alta performance é o comportamento das pessoas. “Elas precisam reagir de forma diferente quando enxergam um colega em apuros. Pois, na maioria das vezes, há uma tendência das pessoas se eximirem da responsabilidade de ajudar o outro, principalmente se o projeto não tiver impacto direto em seu trabalho”, relata Julia.

Ainda de acordo com ela, quando o gestor de TI consegue reverter essa postura ele cria um verdadeiro senso de equipe entre os seus profissionais e tem muito mais possibilidades de atingir os resultados esperados de sua área.

A própria CIO da Tata conta que aprendeu isso na prática quando, há seis anos, foi obrigada a transformar a área de sistemas da informação em um departamento de marketing, suprimentos e inovação. “Na época, apresentei um desafio para a equipe: poderíamos continuar a fornecer bons serviços como áreas separadas ou determinar uma forma de entregar excelentes resultados para toda a companhia como um único time”, acrescenta. Ainda de acordo com a executiva, ao longo de 18 meses, ela teve de investir no estabelecimento de uma identidade de equipe que resultasse em soluções que a empresa nunca tinha sonhado em receber anteriormente.

Uma das metodologias utilizadas pela CIO da Tata para estimular a união das pessoas foi a avaliação 360º dos profissionais. Esta última, uma ferramenta de análise do desempenho que enfatiza a necessidade das pessoas se ajudarem mutuamente para conseguir seus objetivos. “Como em qualquer outra avaliação, conseguimos ter uma visão mais clara dos pontos que precisavam ser melhorados por cada um e os conhecimentos necessários para melhorar os resultados da equipe”, detalha Julia.

Ainda segundo a executiva, essa política de compartilhar as deficiências para construir uma equipe mais consistente gerou um plano efetivo para investir na imagem da equipe. Entre os resultados, a CIO conta que aumentou aumentou a confiança das pessoas para propor novas ideias para melhorar os resultados do negócio ou para dizer ‘não’ a solicitações sem sentido. O que criou uma imagem positiva da TI no resto da empresa.

CIO/EUA Publicada em 31 de março de 2010 às 09h15

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s