Aumenta a satisfação das empresas com TI

O estudo aponta ainda que para os próximos 12 a 18 meses, três dos quatro principais desafios para a área de tecnologia estão relacionados a reduzir custos

As turbulências econômicas do último ano afetaram todas as áreas da organização. No caso específico da TI, se a crise aumentou a pressão para que os CIOs melhorassem o nível de eficiência das organizações, por outro lado, serviu também para melhorar a satisfação geral da companhia com os serviços prestados pela equipe de tecnologia. A constatação faz parte do quarto relatório anual da consultoria McKinsey sobre estratégias e gastos de TI das organizações.

O recente estudo, que ouviu 444 profissionais – entre CIOs e demais executivos do C-level –, aponta que a maior parte dos profissionais (39%) considera a tecnologia da informação como fundamental para melhorar a eficiência dos negócios. O número mostra uma mudança em relação ao levantamento de 2008, quando a questão de entregar serviços com o menor custo possível era a prioridade mais desejada das áreas de TI das organizações, com 33% das respostas.

De acordo com os analistas responsáveis pelo estudo, Roger Roberts e Johnson Sikes, esses dados refletem o fato de que os executivos estão obtendo melhores resultados ao utilizar a TI para resolver problemas relacionados ao negócio. Apesar disso, 27% das organizações continuam a priorizar um departamento de tecnologia enxuto.

Já quando questionados sobre as ações de TI planejadas para os próximos 12 a 18 meses, três dos quatro maiores desafios citados pelos entrevistados envolvem redução de custos. Para 28% deles, o CIO terá a missão de implementar projetos voltados a aumentar a eficiência dos processos e dos sistemas. corporativos Na sequência, com 16% das respostas, aparece a consolidação ou virtualização da infraestrutura; enquanto outros 12% devem mudar o escopo dos projetos para diminuir custos. Também na lista se destaca o objetivo de renegociar contratos com fornecedores, citado por 14% dos participantes.

TI verde

A necessidade de reduzir os gastos de energia nos data centers têm também estimulado um número maior de empresas a investir em TI verde. Quase metade dos entrevistados consultados no estudo da McKinsey já colocaram esse tema na pauta deste ano. Entre essas companhias, mais de 25% afirmam que pretendem acelerar os planos e quase metade delas informa que os projetos de sustentabilidade ambiental não serão afetados pela redução dos orçamentos.

Redação CIO Brasil – Publicada em 10 de fevereiro de 2010 às 10h15

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s