Práticas de ITIL beneficiam o desempenho

A sua matriz fornece um conjunto muito coerente de melhores práticas…

Um estudo com 341 organizações de TI globais revelou o impacto positivo que as melhores práticas para a IT Infraestructure Library (ITIL) tiveram no seu desempenho geral. O estudo foi realizado pelo IT Process Institute (ITPI).

A ITIL é a abordagem à gestão dos serviços de TI mais bem acolhida actualmente. A sua matriz fornece um conjunto muito coerente de melhores práticas, retiradas dos sectores público e privado a uma escala internacional. O estudo destacou cinco práticas de gestão de serviços que melhoram de forma consistente a efectividade das mudanças, das configurações e dos lançamentos em organizações de TI ? gestão de lançamentos rigorosa, implementação de bases de dados de configurações de gestão (CMDB), “religião” de processos, configurações padronizadas e controlo de acesso restrito aos sistemas de produção.

O relatório do estudo nota que um processo de construção, teste e correcção rigoroso tem um impacto no desempenho maior do que qualquer outro conjunto de práticas em análise. Na verdade, as práticas de gestão de lançamentos tiveram influência em oito das 15 medidas de desempenho no estudo, incluindo o “downtime”, o rácio de servidor para “sysadmin” ou a taxa de mudanças não autorizadas. Já a implementação de CMDB diz respeito a todas as mudanças e a todos os incidentes que, como os processos, são geridos por uma CMDB central e recaem na gestão de configurações.

Na prática de “religião” de processos, o estudo revela que as organizações de TI que activamente promovem a conformidade para com processos e procedimentos obtêm níveis de desempenho mais elevados. E de acordo com o estudo, configurações padronizadas são normalmente alcançadas ao identificar e utilizar apenas configurações de sistemas de produção.

O acesso apertado aos sistemas de produção normalmente inclui uma definição clara de papéis e responsabilidades, separação de deveres e acesso restrito ao ambiente onde as mudanças e os novos processos são postos em prática.

Fonte: COMPUTERWORLD – 01 de Abril de 2008

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s